Em busca da qualidade? A solução é Isatis

Rio Tinto Exploration, Brasil
Gabriel NEGRINI
Senior Resource Geologist
Testimonial about Isatis - Rio Tinto

O Isatis é um conjunto de ferramentas que não pode faltar para as empresas que atuam no ramo de mineração, sejam elas “Minors” ou “Majors”.

No caso da Rio Tinto o Isatis é usado globalmente por vários profissionais ao redor do mundo para diversas commodities.

No Brasil, o Isatis faz toda a diferença no dia-a-dia e proporciona resultados fantásticos para a commodity Alumínio.

Dentre as ferramentas, a que mais se destaca é facilidade em modelar e reproduzir variogramas, já que para a commodity em questão, são modelados inúmeros deles e se não fosse pelo Isatis, seria um processo um tanto quanto complicado.

A atividade da Rio Tinto consiste na exploração e explotação mineral de várias commodities, dentre elas o alumínio, o qual trataremos aqui.

A área de atuação deste refere-se basicamente à avaliação de recursos para um depósito de bauxita no Brasil.

O workflow consiste em: após a exportação do banco de dados, o mesmo é importado no Isatis e feitos algumas validações. Em seguida, parte-se para a EDA para verificar o comportamento desses dados. A próxima etapa refere-se à Variografia e estudos de geoestatísticos.

O principal desafio encontrado no Isatis para um depósito de bauxita refere-se ao processo de Unfold. Para depósitos que possuem alta correlação com a topografia, estes por sua vez, precisam de ser avaliados usando esta técnica. Porém, o Isatis é um pouco “travado” para que se consiga uma boa aproximação e são necessários alguns artíficios para que se possa executar tal procedimento no software.

Uma variografia eficaz

O Isatis é um software de geoestatística completo, o qual possui um pacote integrado de ferramentas em que nenhum outro disponível no mercado possui. Os módulos mais usados por nós aqui na empresa são: EDA; Variografia; DGCS; UC; Estimativas. O Isatis possui um fluxo de trabalho integrado e altamente confiável. O benefício que mais destaca para o time é a facilidade em modelar variogramas, visto que, para a commodity alumínio, são feitos muitos variogramas e, se não fosse pela facilidade do Isatis em lidar com eles, seria um processo penoso e extenso.

A automação do trabalho

Resumidamente, o Isatis facilita nas atividades do dia-a-dia que necessita de reprodutibilidade com a ferramenta Journal File e ainda disponibiliza ferramentas avançadas para eventuais estudos específicos. É um software que, nenhuma empresa que preza por uma Avaliação de Recursos e Reservas de qualidade pode ficar sem.