Abordagem científica através do Isatis

AngloGold Ashanti, Brasil
Alessandro Henrique Medeiros Silva
Mineral Resources Evaluation Manager and Mine Geology - Americas
Testimonial about Isatis - AngloGold Ashanti

O Isatis permite uma abordagem científica para a análise exploratória de dados, avaliação e classificação de recursos minerais que permite confiabilidade e consistência. O processo de aplicação dos métodos geoestatísticos lineares e não-lineares é feito de forma cientificamente organizada, precisa e consistente, proporcionando credibilidade as avaliações de recursos minerais.

O processo de avaliação de recursos minerais através de geoestatística não-linear como nos métodos Condicionamento Uniforme e Condicionamento Uniforme Localizado permitem um passo complementar e um entendimento avançado dos depósitos, principalmente os depósitos de alta tonelagem e baixo teor, pois permitem demonstrar o impacto de diferentes unidades de seletividade, isso permite melhorar o entendimento da avaliação de recursos minerais e a futura avaliação de reservas.

Com relação aos métodos não-lineares o Isatis hoje é reconhecidamente uma ferramenta consolidada e líder para as empresas de mineração, pois possui o processo para a implementação destas metodologias muito bem estabelecido do ponto de vista científico e melhor executado do ponto de vista prático, de forma consistente e confiável.

AngloGold Ashanti é uma empresa que faz da Mineração e Exploração de Ouro. Como sub-produtos na região também são obtidos Prata (Argentina) e Ácido Sulfúrico (em 2 operações no Brasil).

Nossa atividade envolve: a avaliação de Recursos Minerais, a classificação de Recursos Minerais e estudos de acesso a incerteza de depósitos minerais, a validação de avaliações de recursos minerais, prover abordagens científicFas de avaliação e a validação de recursos minerais de acordo com as práticas complementares na indústria mineral como geoestatística não-linear e simulação geoestatística.

O processo varia de depósito para depósito, porém o processo básico de avaliação constitui-se de análise exploratória de dados, variografia, krigagem, validação do modelo estimado por krigagem, classificação de recursos minerais via simulação geoestatística e a regra dos 15%, e para alguns depósitos são realizadas avaliações geoestatísticas através de métodos não-lineares como o Uniform Conditioning ou o Localized Uniform Conditioning, que requererem exercícios de mudança de suporte e estimativas em escalas menores visando o entendimento dos depósitos segundo um maior grau de seletividade.

Alta precisão dos resultados

Isatis, além de ser um dos mais completos produtos dentro da indústria, é dotado de uma grande precisão e capacidade de análise científica dos dados, o Isatis proporciona uma visão científica e uma credibilidade das estimativas que auxilia que os resultados sejam considerados consistentes.

Basicamente, o grande fator para escolher o Isatis para as práticas de trabalho é a consistência dos processos dentro do software que permitem o melhor entendimento do depósito dentro das aplicações de geoestatística, sejam lineares e principalmente não-lineares.

Isatis nos permite :

  • Principalmente estabelecer um melhor e maior entendimento dos dados e dos resultados e a aplicação de metodologias não-lineares para as avaliações dos depósitos.
  • Análise Exploratória de Dados, Geoestatística Linear e principalmente geoestatística não-linear.
  • Poder validar as avaliações e poder aplicar metodologias não-lineares frequentemente não consolidadas ou não estabelecidas da melhor forma nos software de mineração mais difundidos e mais utilizados no mercado.
  • Proporcionar uma abordagem que traga ciência e organização além de métodos mais avançados, como os não-lineares para as práticas de trabalho.

As principais melhorias foram para a parte de validação de recursos minerais e para as aplicações de metodos não-lineares, principalmente o LUC.

Sim, perspectiva de colocar mais do Isatis para as operações, buscar validações com as curvas teor e tonelagem obtidas em processos de mudança de suporte.