“A combinação Escola–Geovariances tem ajudado significativamente no fomento da formação de geoestatísticos em nosso país”

Laboratório de Pesquisa Mineral e Planejamento Mineiro, UFRGS, Brasil
João Felipe Coimbra Leite Costa
Mestrado & Doutorado Acadêmico, Mestrado Profissional
PPGE3M - UFRGS

O Laboratório de Pesquisa Mineral e Planejamento Mineiro – LPM do Departamento de Engenharia de Minas da UFRGS (DEMIN-UFRGS) foi criado em 1991 seguindo um planejamento estratégico para fortalecer áreas de reconhecida carência em pesquisa no cenário nacional, i.e. geostatística e planejamento de lavra.

Desde então, formou somente nesses tópicos mais de 120 mestres e doutores hoje distribuídos na academia e indústria mineral no pais e no mundo. Desde sua criação, nosso grupo é intenso usuário do Isatis em atividades de pesquisa e ensino. Graduandos e Pós Graduandos são apresentados ao software desde seu ingresso em nossa instituição, onde com o tempo tornam-se experts usuários com uso em seus projetos de tese ligados a problemas da indústria.

A parceria com a Geovariances disponibiliza múltiplas licenças do Isatis ao nosso grupo de alunos, que ao final de seus estudos retornam ao mercado profissionais com sólida formação teórico-prática e total desenvoltura no software. A combinação Escola–Geovariances tem ajudado significativamente no fomento da formação de geoestatísticos em nosso país.”